23 de maio de 2014

O Segredo do Meu Marido - Liane Moriarty

Nome Original: My Husband's Secret
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Gênero: Romance/Mistério
Ano: 2014
ISBN: 978.85.8057.479-1
Classificação: EstrelasEstrelasEstrelasEstrelasEstrelas 
Onde Comprar: SUBMARINO | SARAIVA | CULTURA 
 
 

O Segredo do Meu Marido me chamou muito a atenção logo que foi lançado, principalmente pela capa linda que ganhou, e sem dúvidas entrou para a minha wishlist literária. Foi por isso que fiquei imensamente feliz quando chegou pelo correio um kit desse livro como forma de boas-vindas da Editora Intrínseca para os novos parceiros; nem acredito que recebemos justamente a leitura que eu mais aguardava no momento! Não sabia o que esperar do enredo, então simplesmente comecei a ler sem grandes expectativas, e acho que foi por isso que gostei tanto da leitura.


Cecilia Fitzpatrick é uma mulher extremamente organizada e tem absolutamente tudo sob seu controle (ou pelo menos ela pensa que tem), é uma mãe, esposa e dona de casa muito dedicada, além de ser uma respeitada representante da marca Tupperware. Sua filha do meio, Esther, é uma criança de 10 anos muito curiosa e sua mais nova obsessão é o Muro de Berlim. Para agradar a filha, Cecilia decide presenteá-la com um pedaço do Muro que ela havia adquirido em sua viagem à Alemanha pouco tempo depois de sua queda. E foi durante a busca pela pequena rocha que ela se deparou com uma carta endereçada a ela e com instruções para ser aberta apenas na ocasião da morte de seu marido, John-Paul Fitzpatrick.



Tess O'Leary mora em Melbourne, Austrália, e está satisfeita com sua vida pessoal e profissional - é bem casada, tem um marido que a ama, um filho lindo de seis anos chamado Liam e sua pequena agência de publicidade está indo muito bem. De repente, tudo muda completamente quando seu marido Will e sua prima Felicity - ambos sócios da microempresa - anunciam que estão apaixonados; amor puro e verdadeiro. Acontece que Felicity não era apenas prima e melhor amiga de Tess, elas eram quase como uma única pessoa desde que nasceram, haviam dividido tudo durante toda a vida - agora, inclusive o marido. Arrasada e chocada com a traição, Tess, que sempre se sentira uma pessoa equilibrada apesar da timidez, se vê encurralada e viaja para Sidney com Liam, para ficar na casa da mãe. Ela matricula o filho na escola cristã onde havia estudado, a St. Ângela e lá reencontra um ex-namorado, Connor Whitby, que agora será o professor de educação física de Liam.


Rachel Crowley divide seu tempo entre o trabalho na secretaria da St. Ângela e os dias em que passa com seu netinho Jacob, sua única alegria. Mas essa alegria se esvai com a notícia de que seu filho Rob e sua nora Lauren irão se mudar para Nova York e, claro, levarão Jacob com eles. Ela é um senhora angustiada e amargurada; nunca superou o assassinato de sua filha Janie aos 17 anos. E 28 anos depois o caso nunca fora resolvido - não se sabe quem matara Janie. Mas Rachel se convencera durante todos esses anos de que Connor teria algo a ver com a morte da filha, pois fora o último a ver a menina.


O destino dessas três mulheres foi misteriosa e surpreendentemente entrelaçado.




Nenhum de nós conhece os possíveis cursos que nossas vidas poderiam ter tomado. E provavelmente é melhor assim. Alguns segredos devem ficar guardados para sempre. Pergunte a Pandora.



O segredo é revelado pouco antes da metade do livro e o enfoque principal não é no segredo em si, mas as consequências por ele trazidas para a vida de tantas pessoas. Liane Moriarty criou um enredo inusitado e surpreendente. Não se trata um chick-lit clichê, mas sim de uma história misteriosa muito bem arquitetada. A autora construiu um romance com alta dose de realidade: personagens com extensas e profundas dimensões psicológicas muito bem exploradas através do narrador onisciente, que constrói as personagens de forma muito íntima, fazendo-nos ora amá-las, ora odiá-las. Moriarty não hesita em dimensionar os defeitos, medos e fraquezas de seus personagens que, como todos os seres humanos, são imperfeitos. É um enredo cheio de detalhes sobre os personagens extremamente importantes para a amarra final dos fatos.


Adorei a história e adorei a leitura. Gostei muito mesmo da narrativa da Liane Moriarty, cheia de mensagens bonitas sobre a vida e o ser humano, metáforas e metonímias. Mas, principalmente, adorei o jeito como ela conseguiu me surpreender: quando tudo parecia muito óbvio veio um final incrível e de tirar o fôlego. Não leiam o epílogo antes de terminar a leitura! É simplesmente UAU!


Esse é um livro sobre a vida, sobre possibilidades e sobre o destino. Sobre o que foi e o que poderia ter sido. O enredo nos mostra como cada pequena decisão que tomamos, como cada pequenina ação podem influenciar decisivamente em nosso futuro. Recomendo muitíssimo essa leitura! ♥


* * *


Sobre a autora: "Liane Moriarty nasceu em novembro de 1966 na Austrália. Antes de se tornar escritora em tempo integral, com cinco romances e uma série de livros infantis publicados, Liane trabalhou como gerente de marketing de uma editora e foi redatora freelance, com colaborações para textos publicados em sites e conteúdo para comerciais de TV. Ela mora em Sydney com o marido e os dois filhos pequenos."


Espero que tenham gostado! Não se esqueçam de comentar a opinião de vocês!


Quem quiser me seguir no Skoob é só clicar aqui.


Beijos com carinho! 

Um comentário:

  1. Oi Bia...

    Já sinto que te conheço, de tento que falamos de você!!! hahahahaha

    Sua mãe falou desse livro pra gente na faculdade... Tô louca pra ler!!! Adooooooro livros que mudam o rumo da história no meio (ou no fim) dela!!! Bjim

    ResponderExcluir