2 de março de 2014

Marina - Carlos Ruiz Zafón

marina
Título Original: Marina
Editora: Suma de Letras
Páginas: 189
Gênero: Mistério/Drama
ISBN: 978-85-8105-016-4
Classificação: EstrelasEstrelasEstrelasEstrelasEstrelas
Onde comprar: SUBMARINO | SARAIVA | CULTURA
 
 
 

Marina é um suspense narrado por Óscar Drai, um garoto de 15 anos que vive em um internato, imerso em solidão e tédio. Para fugir da mesmice e encontrar liberdade, Óscar costuma sair escondido à noite e andar pelas ruas de uma Barcelona esquecida e admirar as belas arquiteturas. Em um desses passeios, o garoto fica curioso com um casarão antigo no final de uma rua já abandonada e resolve explorá-lo, e é assim que, após alguns desencontros, ele conhece Marina. Marina é uma menina encantadora, cujos olhos cinzas são profundos e intensos, por quem Óscar fica fascinado e não demora a se apaixonar. Juntos, eles vivenciam a - provavelmente - mais incrível experiência de suas vidas.


Em um passeio no mínimo diferente a um cemitério esquecido, eles encontram a por eles chamada Dama de Preto, que sempre chega em uma carruagem à mesma data e à mesma hora para visitar um túmulo que não possui inscrições, apenas um símbolo: uma mariposa negra. A partir de então, Marina e Óscar passam a tentar solucionar o mistério que envolve a tal Dama de Preto e se veem em meio a um grandioso enigma, e para resolvê-lo os dois protagonistas vivenciam perigos bem reais em uma atmosfera cheia de suspense e drama.



"Marina me disse um dia que a gente só se lembra do que nunca aconteceu"

Seguindo as pistas que nos são mostradas com genialidade a cada página, Óscar e Marina sempre se deparam com a tal mariposa negra e, após aventurosas situações de tirar o fôlego, chegam à Mijail Kolvenik e sua esposa Eva Irinova, em torno dos quais gira todo esse mistério.


Em uma narrativa simplesmente perfeita, Zafón constrói personagens muito bem explorados, tornando-os reais e com vasta dimensão psicológica. Metafórica e cheia de lirismo (como é natural das narrativas do autor), essa é uma história extremamente bem arquitetada, sem erros, com desdobramentos surpreendentes; uma trama emocionante e muito bem amarrada, que nos leva a uma grande mistura de sentimentos.



"Ninguém entende nada da vida enquanto não entender a morte - acrescentou Marina"

Germán, o pai de Marina, é um personagem extraordinário, também muito bem construído e explorado. Já doente, foi um excelente pintor, mas não superou a morte da esposa, de quem fazia belíssimos retratos, e parece que vive à espera da morte.



"Falou de suas dúvidas e medos, disse que a vida tinha lhe ensinado que todas as certezas que temos não passam de simples ilusão e que existem muitas lições que não vale a pena aprender."

Sou suspeita, pois Carlos Ruiz Zafón é meu escritor preferido <3 mas realmente adorei Marina, acho que vale muito a pena! Não ganha de A Sombra do Vento, mas nenhum ganha! hahaha


Sobre o autor: "Carlos Ruiz Zafón nasceu em 25 de setembro de 1964, em Barcelona, cenário de vários de seus romances, mas vive desde 1993 em Los Angeles, onde trabalha como roteirista. Nos anos 1990, escreveu a trilogia infanto-juvenil composta por O príncipe da névoa (1993), O palácio da meia-noite (1994) e As luzes de setembro (1995), e também Marina (1999). Lançado originalmente em 2001, A sombra do Vento vendeu mais de dez milhões de exemplares em todo o mundo.


Espero que tenham gostado! Não se esqueçam de comentar a opinião de vocês!


Quem quiser me seguir no Skoob é só clicar aqui!


Beijos com carinho!



 

Um comentário:

  1. […] Sinopse: “Neste livro, Zafón constrói um suspense envolvente em que Barcelona é a cidade-personagem, por onde o estudante de internato Óscar Drai, de 15 anos, passa todo o seu tempo livre, andando pelas ruas e se encantando com a arquitetura de seus casarões. É um desses antigos casarões aparentemente abandonados que chama a atenção de Oscar, que logo se aventura a entrar na casa. Lá dentro, o jovem se encanta com o som de uma belíssima voz e por um relógio de bolso quebrado e muito antigo. Mas ele se assusta com uma inesperada presença na sala de estar e foge, assustado, levando o relógio. Dias depois, ao retornar à casa para devolver o objeto roubado, conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora. Os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e se defrontando com o mesmo símbolo – uma mariposa negra – diversas vezes, nas mais aventurosas situações por entre os cantos remotos de Barcelona. Tudo isso pelos olhos de Oscar, o menino solitário que se apaixona por Marina e tudo o que a envolve, passando a conviver dia e noite com a falta de eletricidade do casarão, o amigável e doente pai da garota, Germán, o gato Kafka, e a coleção de pinturas espectrais da sala de retratos. Em Marina, o leitor é tragado para dentro de uma investigação cheia de mistérios, conhecendo, a cada capítulo, novas pistas e personagens de uma intrincada história sobre um imigrante de Praga que fez fama e fortuna em Barcelona e teve com sua bela esposa um fim trágico. Ou pelo menos é o que todos imaginam que tenha acontecido, a não ser por Oscar e Marina, que vão correr em busca da verdade – antes de saber que é ela que vai ao encontro deles, como declara um dos complexos personagens do livro.” CONFIRA A RESENHA […]

    ResponderExcluir