15 de fevereiro de 2014

O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder

o mundo de sofia 
 
 Título: O Mundo de Sofia
 Autor: Jostein Gaarder
 Editora: Companhia das Letras
 Páginas: 551
 ISBN: 978-85-359-2189-2
 Classificação: EstrelasEstrelasEstrelasEstrelasEstrelas
 Compre o livro: SUBMARINO | SARAIVA | CULTURA




O Mundo de Sofia conta a história de Sofia Amundsen, uma garota norueguesa que às vésperas de completar quinze anos começa a receber bilhetes anônimos com perguntas bastante peculiares como "Quem é você?" e "De onde vem o mundo?" e cartões-postais. Esses cartões são enviados do Líbano por um major da ONU e tem como destinatário uma menina chamada Hilde MØller Knag que faz aniversário no mesmo dia que Sofia.


A história começa a se desenvolver em cima desses bilhetes que traziam conhecimentos filosóficos dos quais Sofia nunca tinha ouvido falar. A partir de então, Sofia passa a ter aulas de filosofia através das cartas e passa a se interessar cada vez mais pelas perguntas e conhecimentos filosóficos. Mais tarde, o dono dos bilhetes é revelado: Alberto Knox. Para dar continuidade às aulas, Sofia e seu professor passaram a se encontrar em um lugar no meio da floresta atrás da casa dela, chamado Cabana do Major.


Sofia fica fascinada por suas aulas de filosofia, pois na escola onde estudava os alunos não eram instigados a questionar o mundo, as ideias, as pessoas... No entanto, o mistério continuava: Quem era Hilde MØller Knag? Por que ela estava recebendo postais direcionados a essa menina? Com o tempo, Sofia e Alberto começam a perceber que estão inseridos em uma outra realidade, bem diferente daquela em que acreditavam de fato viver.


O Mundo de Sofia não é um livro simples de ser lido. Cada capítulo leva o nome de um filósofo ou de um momento importante da História e, no total, são 35 capítulos, nos quais são contados tanto o mistério vivido por Sofia como também todos os detalhes da sua aula de filosofia. Trata-se, portanto, de uma obra que deve ser lida com calma e atenção para que seja possível absorver todas as informações de tantos pensadores e épocas importantes.


Em uma atmosfera fantástica, muitas vezes nos deparamos com personagens de histórias infantis aleatórias, como Ursinho Pooh e Alice no país das maravilhas, o que contribuirá para uma melhor compreensão do livro quando este chega ao fim. Acredito que a intenção do autor, Jostein Gaarder, era a de transmitir conhecimentos filosóficos de uma forma divertida e dinâmica, mesclando-os à Literatura e ao mistério. Mas, o principal ensinamento do livro, para mim, não foram os conhecimentos filosóficos em si, mas a tentativa do autor de mostrar para nós, leitores, como é importante questionarmos o mundo a nossa volta, não perder o desejo de conhecer o universo e  tentar buscar explicações sobre o sentido de tudo, assim como as crianças fazem; ou seja, como é importante filosofar.


Quem é apaixonada por Filosofia vai se deliciar!


ATENÇÃO! Recomendo este livro apenas para as pessoas que realmente gostam de Filosofia e/ou tem muito interesse em aprender sobre, pois acredito que o livro se tornará massante para aqueles que não tem o menor interesse nesta área do conhecimento. Mas, se mesmo assim os que não gostam tiverem paciência de lê-lo até o fim, eu garanto: não irão se arrepender!


Sobre o autor: "Jostein Gaarder nasceu na Noruega, em 1952. Estudou Filosofia, Teologia e Literatura, e foi professor durante dez anos. Estreou como escritor em 1986, tornando-se logo um dos autores de maior destaque em seu país. A partir de 1991, ganhou projeção internacional com O Mundo de Sofia, já traduzido para 42 línguas. Mora em Oslo, com a mulher e dois filhos. Outros livros: O dia do curinga; Através do Espelho; A biblioteca mágica; O castelo do príncipe, entre outros."


Espero que tenham gostado! Não se esqueçam de comentar a opinião de vocês!


Quem quiser me seguir no Skoob é só clicar aqui!


Beijos com carinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário